Com o objetivo de ouvir e dialogar com usuários do Transporte Especial Sem Limite, pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, a Prefeitura de Contagem realizou, sábado (8/10), no auditório da UNA Contagem, o 1º Encontro Coletivo de Gestão Democrática do Serviço de Transporte Especial Sem Limite. 
Na abertura do evento, a superintendente de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Karla Regina Lopes, disse que o evento é uma forma de garantir a gestão democrática do serviço e de apurar as necessidades dos usuários, por meio de sugestões, críticas e elogios, contribuindo, assim, para a melhoria e avanços do serviço na cidade. 
O Programa Sem Limite realiza o transporte gratuito de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida do município para escolas e tratamentos médicos, garantindo o direito de ir e vir, promovendo dignidade, inclusão e cidadania. Contagem é uma das únicas cidades mineiras que mantém este tipo de transporte no Brasil. 
Presente ao evento, o vice-prefeito Ricardo Faria ressaltou o compromisso da Prefeitura com as políticas públicas inclusivas e inovadoras. “O aspecto holístico do Programa Sem Limite envolve várias secretarias. As pessoas tem várias necessidades. Além de ir ao médico, elas também precisam de ir ao cinema e ao parque. São políticas como estas que melhoram a qualidade de vida das pessoas”, afirmou. 
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, destacou que o Programa Sem Limite é fruto de uma ousadia da prefeita Marília Campos, que escolheu investir na pessoa com deficiência, para garantir o direito de todos irem à escola e ao médico. Nestes 15 anos do Programa, queremos pensar coletivamente para que possamos ser ainda mais eficientes”, disse. 
A estudante de Sistemas de Informação, Luana Oliveira, 26 anos, usa o Transporte Especial desde os 11 anos de idade. Hoje ela já está na faculdade e continua usando o serviço. “O Sem Limite é muito importante para garantir a minha mobilidade, conforto e segurança, porque ele me pega na porta da faculdade e me deixa na porta de casa. Como eu estudo a noite, sem esta segurança seria muito difícil pra mim, e esta abertura para o diálogo é muito importante para melhorias”, opinou. 
A dona de casa, Daiane Flávia, achou importante participar do evento. Ela tem uma filha que faz o uso do Transporte Especial, que considera essencial na sua vida. “O Sem Limite facilita totalmente a minha vida, sem ele eu não poderia levar a minha filha para fazer os tratamentos que ela precisa. O serviço é muito bom e necessário. Se pudesse ser ampliado, seria melhor ainda”, disse. 
Também participaram do evento, o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem- Transcon, Marco Antônio Silveira, e o representante da Cooperativa de Transporte Inclusivo, Vanjo Barcelos. 
Programa Sem Limite 
É uma política pública do município, promovida com recursos, exclusivamente, do município. Desde 2007, o serviço já beneficiou centenas de pessoas e, atualmente, conta com 392 usuários credenciados e 24 vans disponíveis, com capacidade para transportar até três cadeirantes e seus acompanhantes.  
O transporte tem a gestão e execução em formato de responsabilidade intersetorial, envolvendo as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania; de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar; de Saúde e de Educação, além da Autarquia Municipal de Trânsito e de Transportes de Contagem – TransCon.